terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Daniel L. Kimmel

Daniel L. Kimmel é outro autor presente na antologia com um excerto de romance. No seu caso, o romance intitula-se

Shh! It’s a Secret: a novel about Aliens, Hollywood, and the Bartender’s Guide. Sim, a sério. Trata-se, como o título indica com a máxima clareza, de um romance de ficção científica humorística que parece ter uma premissa semelhante à da velha sit-com do Alf, ainda que sem vontade de devorar gatos à mistura. Um ET, filho do embaixador de uma espécie alienígena chamada Brogardi, que responde por Abi Gezunt, resolve que há de tentar fazer uma carreira em Hollywood e é provisoriamente acolhido em casa do (muito renitente) relações públicas do estúdio. O que se segue é o expectável manancial de gags e incompreensões resultantes dos desajustamentos culturais, alimentares e específicos entre o ET e a família de acolhimento.

Tendo também eu escrito um livro mais ou menos deste género, sei por experiência própria que o mais difícil é fazer com que a coisa mantenha a graça ao longo de todo o livro, e isso é impossível aferir num excerto. E também gerir questões de gosto. E este livro de Kimmel não parece ser muito do meu gosto: pelo excerto, pareceu-me demasiado americano, demasiado hollywoodesco, demasiado doméstico para me agradar mesmo. Li-o com um sorrisinho, mas só. Desconfio que acabaria por me cansar do livro bem antes do fim.

Mas, claro, isto é só desconfiança. Não há quaisquer certezas. Ou por outra, há uma: o excerto não me despertou grande vontade de ler o resto. Acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.