quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Lido: Página dum Suicida

Página dum Suicida é mais uma história de Mário de Sá-Carneiro contada em forma de (página de) diário, e de novo o tema é o suicídio. Este, no entanto, é um suicídio bem humorado, se calhar até irónico. O diarista vê-se como um explorador, um descobridor de novos mundos que, como já não restam novos mundos ao mundo, acha ele (e que fraca imaginação tem, o pobre!), se vê na contingência de os ir buscar na morte. Em vez de descobrir a América, já descoberta, parte para descobrir a Morte, assim mesmo com letra grande como é regra dos lugares. E lá vai.

Há muitas ideias tolas por este mundo fora, que mal faz mais uma? E o texto está bem escrito, naturalmente, embora não tanto como alguns dos outros. Eu encolhi os ombros, mas há certamente quem goste, e muito. Ainda bem.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.