Hop-Frog (bibliografia) é um conto de Edgar Allan Poe sobre o que pode acontecer quando se leva demasiado longe o desprezo pela dignidade alheia. Em ambiente de conto de fadas, na corte de um rei de um daqueles reinos nunca identificados das histórias populares, Hop-Frog é o bobo anão do dito rei, vindo com a sua amiga Trifetta de alguma terra distante ainda menos identificada que o reino. O rei, esse, é personagem pouco recomendável, amigo de pregar partidas (mas não, imagina-se, de ser delas vítima) e um dia teve a infeliz ideia de reagir com violência a um pedido de clemência feito por Trifetta. A consequência é a horripilante vingança de Hop-Frog.
Não é das melhores histórias de Poe, mas é na mesma um conto com o seu interesse, que vai buscar os contos de fadas e o seu pendor moralista para com eles compor uma história de terror — que, de resto, nunca foi alheio aos próprios contos de fadas.
Contos anteriores deste livro:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.