domingo, 10 de julho de 2016

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Carlie St. George

Carlie St. George está presente nesta antologia com um conto intitulado:

This Villain You Must Create. É um conto divertido, a brincar com as histórias de super-heróis (e supervilões, naturalmente), que parte de uma situação em que Granite, a persona super-heroica de Adam Acker (e claro que o nome e apelido verdadeiros do super-herói tinham de começar pela mesma letra), está desocupado, e por isso aborrecido, por falta de um supervilão condigno a combater. Tão aborrecido que publica um anúncio no Craigslist a apelar ao aparecimento de uma némese. Némese essa que realmente acaba por aparecer, e o resto do conto relata a forma como a relação entre os dois se vai desenvolvendo, entre um combate e o seguinte, e como eles acabam por se auxiliar mutuamente a desenvolver as suas qualidades super-heroicas (e supervilanescas, claro). Porque como toda a gente compreende, um super-herói precisa da sua némese. Os dois completam-se.

Ou seja: este é um conto que subverte por completo, através do humor, as histórias de BD e a seriedade que, apesar de algumas aparências (como as fatiotas ridículas), lhes está subjacente. A Carlie transformou salvar o mundo em piada. E fez muito bem. Não se pense com isto que estamos perante um conto muito bom. É apenas um conto eficaz no que se propõe fazer. E isso já não é nada mau.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.