A Afilhada de Santo António, mais um conto popular recolhido por Adolfo Coelho, é uma curiosa historinha que se por um lado parece ter inspiração cristã por outro é francamente estranha para ser uma história de inspiração cristã. A protagonista é uma rapariga protegida de Santo António, santo milagreiro, que o santo põe a servir em casa do rei... disfarçada de rapaz. A princípio as coisas correm bem, pois sempre que a rapariga tem alguma tarefa particularmente impossível lá lhe aparece o santo a fazar um milagre qualquer para que tudo se resolva, mas às tantas surge um problema mais sério: a rainha apaixona-se por ela e põe-se a persegui-la. Um conto cristão com lesbianismo acidental?! Eh lá! Andam avançados, estes católicos.
É curioso, este conto. Mais: é daqueles contos que dão pano para muitas mangas (e bem diferentes umas das outras). Daqueles contos de cujas três páginas se poderiam extrair histórias bem maiores.
Contos anteriores deste livro:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.