terça-feira, 26 de julho de 2016

Lido: 2014 Campbellian Anthology - M. Darusha Wehm

M. Darusha Wehm é uma autora presente nesta antologia com três contos.

The Care and Feeding of Mammalian Bipeds, v. 2.1 é um conto de ficção científica narrado por um robô cuidador de uma família humana, das tradicionais, pai, mãe e filhos adolescentes. É daqueles contos feitos de incompreensão e mal-entendidos que, como já disse quando falei de outro conto deste livro, há algum tempo, costumam agradar-me. E foi o caso: sem ser propriamente uma obra-prima, este é um conto muito divertido, usando a autora muito bem o contraste entre a satisfação do robô por tudo estar a correr bem e a realidade, em que tudo se desfaz, e que o robô não consegue compreender.

Modern Love é outro conto de ficção científica sobre relações e, tal como o primeiro, também este está temperado por uma pitada significativa de horror. É-nos mostrado um futuro casal que tem tudo para dar certo... mais ou menos da mesma forma que a relação entre um drogado e o traficante dá certo. Ela é uma stalker, que persegue digital e pessoalmente o objeto da sua afeição, usando a tecnologia do futuro próximo para ficar a saber tudo sobre ele antes mesmo de lhe dirigir palavra. Ele, por seu turno, também não é tão inocente como parece ao longo de quase todo o conto. Não se sabe se viveram felizes para sempre, porque o fim da história chega antes, mas se calhar até viveram... com umas ajudinhas quimico-tecnológicas. Arrepios.

I Open My Eyes é mais um conto que mistura ficção científica e horror, agora sobre uma personalidade que sobrevive num "contentor" à morte do corpo que anteriormente a albergava. O tema principal desta história é a eternidade (ou um tempo tão dilatado que é praticamente eterno) e a solidão que ela provoca.

São três bons contos, estes. Não propriamente obras primas, também não de uma originalidade superlativa, mas bons.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.