domingo, 7 de novembro de 2021

Nuno Costa Santos: Quem Quer Mudar de Família?

E depois há destes contrastes. Este texto não podia ser mais diferente do anterior, praticamente em tudo.

Para começar, trata-se de um conto, não de uma espécie de ensaio. E trata-se de um conto no qual Nuno Costa Santos usa de exagero para melhor criticar uma determinada instituição: os concursos televisivos. Quem Quer Mudar de Família? é uma história fantástica na medida em que traz em si aquela espécie de hipérbole e também de alegoria que tão comuns são naquele fantástico de pés mais assentes na realidade, claramente baseada no concurso Quem Quer Ser Milionário?, mas com uma diferença: as perguntas que o apresentador faz ao concorrente são íntimas e têm a ver com a sua vida privada.

E o prémio é, está claro, mudar de família. Tudo composto com um voyeurismo que faz lembrar The Truman Show, ainda que não me pareça que Santos tivesse essa conexão em mente quando escreveu este texto. É possível que sim, até porque o conto é apenas quatro anos mais novo que o filme, mas não creio. Enfim, pouco importa. O que importa é que este é um bom conto: eficaz na crítica, divertido de uma forma corrosiva e bem escrito. Aprovado.

Textos anteriores desta publicação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.