quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Irmãos Grimm: O Irmão Mascarrado do Demo

Alguém pediu mais uma variante do velho mito de Fausto? Não? Olha, temos aqui uma mesmo assim, em mais um conto que os Irmãos Grimm parecem ter alterado pouco relativamente ao conto original. Mas talvez seja um pouco abusivo chamar "variante" a este O Irmão Mascarrado do Demo, visto que se é verdade que os reflexos do mito faustiano se encontram aqui bem claros, não deixa de ser também verdade que esta história não segue propriamente o bem conhecido enredo da história de Fausto.

O protagonista é, de novo, à semelhança do conto Irmão Jovial, um soldado desmobilizado. Mas se o daquele conto encontra São Pedro, o deste depara com o Diabo na floresta e faz com ele um trato: sete anos ao serviço do demónio, cumprindo uma série de regras, e fica livre e com o suficiente para viver durante o resto da vida. E é dessas regras e das dificuldades que criam ao protagonista que o miolo do conto vive. No final, relata-se o que acontece ao soldado findo o período de servidão diabólica. Tudo de forma bastante breve, sem grande abundância de detalhes.

Longe de ser memorável — é raro que um conto com tantos elementos em comum com outros me fique na memória — este não deixa de ser um conto com o seu quê de curioso, sobretudo pelos traços de família que apresenta.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.