segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Irmãos Grimm: O Cordeirinho e o Peixinho

Mais um conto mauzinho, este, o que provavelmente tem a ver com aquilo que os Irmãos Grimm explicam na nota que o acompanha: o final está incompleto. Fora isso, este O Cordeirinho e o Peixinho é mais uma história com algumas semelhanças com a da Branca de Neve, pois narra as desventuras de um casal de irmãos, que gostavam muito um do outro e só queriam brincar e ser felizes, perante as malvadezes que a madrasta bruxa fez cair sobre eles. E, claro, a forma como se salvam de tão daninha megera.

É talvez sintomático que os Grimm tenham decidido não mexer nesta história. Afinal, é comum encontrar nas notas que acompanham cada conto informações (ainda que muitas vezes vagas) sobre as alterações feitas aos contos tais como saem da tradição oral. Outros contos, possivelmente tão incompletos como este, foram retocados e sofreram acrescentos, por vezes vindos de outras histórias. Este não. Imagino porque os Grimm não o acharam interessante o suficiente. E eu concordo que não é, apesar de até ter potencial para daqui sair uma história infantil razoável.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.