terça-feira, 13 de setembro de 2022

Manuel Machado: Comboio Presidencial

Tão irónico como o conto anterior, mas com bastante menos daquela piada imediata que dá sorriso aberto e por vezes até gargalhada, este segundo conto de Manuel Machado é sobre a artificialidade na política. Como o título de Comboio Presidencial indica, é sobre um presidente e um comboio, mas desengane-se quem achar que se trata de um comboio presidencial propriamente dito e que o presidente o é de alguma república. Não. O presidente é apenas de um partido e o comboio só é presidencial porque o presidente nele viajou... junto com carradas e carradas e povo.

Ora, o problema é que tinha à espera uma manifestação espontânea de simpatizantes, devidamente organizada mas sem levar em linha de conta que nenhum presidente aguenta tanto povo durante tanto tempo, pelo que o conto é uma página inteira de explicações e solicitações para que a manifestação espontânea de apoio seja adiada para outro momento e lugar, a fim de que o presidente e a digníssima esposa tenham tempo para descansar do sufocante contacto com o povaréu. E quem percebe ironia já a percebeu, e quem não percebe não perceberá nem lendo o conto.

Gostei. Divertiu-me menos do que Reciprocidade Amável, mas gostei.

Textos anteriores desta publicação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.