sábado, 3 de setembro de 2022

Miguel Carqueija: A Rainha Secreta e Outras Histórias

Como digo repetidamente, a meu ver um livro de contos ou número de revista valem a leitura se incluírem pelo menos uma história muito boa ou várias boas, mesmo que no conjunto também venham histórias más ou muito más. Mas existe nesta ideia uma zona cinzenta que depende da definição de "várias": quantas histórias correspondem a "várias"?

Pior: essa pergunta não tem resposta, pois uma coisa é um livro de 50 páginas e 3 contos conter uma história boa, outra é um livro de 500 páginas e 30 contos conter quatro histórias boas. O primeiro é claramente melhor que o segundo, mesmo tendo menos histórias a contar para o "vários".

Claro, tudo se resolveria com uma história muito boa, mas é frequente essa história não existir. E neste livro de Miguel Carqueija não existe.

Mas, a par de uma série de contos fracos, ou até maus, e um par de contos razoáveis, há aqui duas histórias boas: O que Existe Entre as Estações do Metrô e, sobretudo, Urros no Porão. Curiosamente, ou talvez não, são ambas histórias de horror, género a que me parece que o estilo do autor se ajusta melhor do que aos outros, e se esta coletânea tem uma qualidade é a de mostrar com certa clareza as várias facetas da escrita de Carqueija.

Dito isto, serão essas duas histórias suficientes para fazer com que a leitura de A Rainha Secreta e Outras Histórias (bibliografia) tenha valido a pena?

Está no limite, mas a minha resposta é não. Seria claramente sim se alguma dessas histórias fosse o prato principal do livro, por assim dizer. A história mais extensa, a que dá mais leitura, a que serve como âncora à volta das quais se aglomeram as outras. A que dá título ao livro. Mas A Rainha Secreta não passa do razoável, e um razoável a atirar para o fraco. Não acontece muitas vezes, mas neste caso o tamanho importa.

Em suma, esta é uma coletânea medíocre que contém um par de boas histórias. Não me bastou.

Eis o que achei de cada um dos contos deste livro:
Embora, tanto quanto me lembro, eu o tenha descarregado de outro sítio, à data da publicação deste post este livro está disponível gratuitamente na internet, em formato PDF, em pelo menos dois locais: no Issuu e no fdocumentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.