Trata-se, como se vê, de uma compilação de textos que extravasa o âmbito restrito do Prémio Nébula. Mas mesmo que não extravasasse, a qualidade seria sempre alta.
Os prémios literários são sempre questão delicada. E polémica. Há sempre acusações de não se estar a premiar realmente a melhor ficção do ano, por um motivo ou por outro, dos mais inócuos (o desconhecimento de um mundo mais vasto; o encerramento de quem escolhe na sua bolha pessoal de interesses e leituras) aos mais sombrios (amiguismos, sindicatos de votos, até, por vezes, corrupção). Mas a verdade é que, não escapando embora às polémicas nem aos altos e baixos, os Nébula têm sido, entre os prémios principais da FC&F anglófona, aqueles que têm mantido uma qualidade geral mais elevada.
E a edição que esta antologia compila é disso bom exemplo. Não há aqui maus textos. Nem sequer há textos medíocres. Há apenas textos que me pareceram bons mas não correspondem tão bem como outros ao meu gosto pessoal, e há vários absolutamente brilhantes. Há uma variedade de estilos, géneros e abordagens, que no entanto têm como linha comum uma preocupação literária não despicienda. Diz-se por vezes que o Nébula é o mais literário dos prémios ligados à ficção científica, e este conjunto de contos e novelas parece querer confirmar essa ideia. Há aqui prosa muitíssimo bem escrita, literatura de grande qualidade. E o que tudo isto quer dizer é que esta antologia é muito boa, realmente muito boa, das melhores que já li.
Eis o que achei de cada um dos contos, novelas e poemas:
- The Merchant and the Alchemist's Gate
- Always
- Titanium Mike Saves the Day
- Pol Pot's Beautiful Daughter (Fantasy)
- Excerto de The Yiddish Policemen's Union
- Last Unicorn
- The Graven Idol's Godheart
- The Journey to Kailash
- Stars Seen Through Stone
- The Evolution of Trickster Stories Among the Dogs of North Park After the Change
- The Pleasure Garden of Felipe Sagittarius
- Captive Girl
- Unique Chicken Goes in Reverse
- Fountain of Age
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.