domingo, 10 de fevereiro de 2019

Leiturtugas da semana

Não estava previsto, mas apeteceu-me. E afinal sempre tenho qualquer coisa para apresentar esta semana às leiturtugas, mais um dos contos em ebook publicados pelo DN. Trata-se, desta vez, de um conto fantástico do Nuno Markl, com o ribombante título de A Terrível Criatura Sanguinária. Não tem FC, pelo que o meu grau de avanço no projeto está agora em 2c3s.

E mais uma vez não fui só eu a participar nisto, porque a Tita também se estreou no projeto, e logo com opiniões sobre três contos de FC (ou com FC) publicados no Fantasy & Co.: A Filha da Peste, de Carina Portugal, Os Jardins Suspensos da Babilónia, de Leonor Ferrão, e O Artefacto, de Pedro Pereira. E a Tita, que escolheu participar só no Leiturtuguinhas, acabou de cumprir os mínimos do ano da parte com FC, graças a estas 3 leituras. Notação: 3c0s. Desconfio que vai passar ao nível acima.

Já agora, a Tita é youtuber, estendeu-se mais nas opiniões no vídeo que em texto, e aí pede sugestões para leituras futuras. Agora que já comecei a perceber quais são os seus gostos, posso sugerir-lhe que:

1) Procure textos mais extensos. Podem não ser romances; mas há noveletas e novelas que já incluem o tipo de desenvolvimento que ela prefere, e há algumas dessas obras online. Não sei que dimensão têm os textos do Fantasy & Co., que ainda não me dediquei a recolher esses dados, mas no Bibliowiki, nas fichas sobre os autores, as histórias estão divididas em miniconto, vinheta, conto curto, conto, noveleta, novela e romance. Aconselho à Tita procurá-las de noveleta para cima. Esta tabela pode ser-lhe útil, porque inclui não só a nacionalidade dos autores mas também o número de obras presentes no Bibliowiki, de cada um e em cada categoria. Há bastante material que ainda não está no wiki, pelo que não entra nessas contas, mas pode ser um bom ponto de partida;
2) Na parte FC da coisa não creio que tenha percebido os gostos dela bem o suficiente para fazer sugestões concretas, pelo que o único conselho que acho dever dar-lhe é: explore mais. A FC é vasta, com uma grande quantidade de estilos e abordagens, e mesmo na portuguesa, que é muito anémica quando comparada com outras, essa variedade existe. O mais certo é que uma parte desses estilos, talvez até a maioria, não lhe agrade mesmo, mas muito me surpreenderia se nenhum o fizesse.

E faço estas sugestões aqui porque podem ser úteis não só à Tita mas a outras pessoas com gostos mais ou menos semelhantes aos dela.

1 comentário:

  1. Obrigada, Jorge, pelas sugestões. Vão-me dar muito jeito!
    E sim, vou passar para o nível acima ;)

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.