segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Lido: O Pássaro de Fitcher

Mais um conto construído pelos Irmãos Grimm a partir de material-base múltiplo, este O Pássaro de Fitcher é filho de duas histórias do Hesse e conta a queda de um feiticeiro malvado que andava pelas aldeias a raptar raparigas, enfeitiçando-as. E matando-as. Até ao dia em que a rapariga que raptou era inteligente, corajosa e desembaraçada.

Trata-se de uma história interessante, "redonda" e bem feita, como de resto é hábito nas adaptações de contos tradicionais que os Grimm fizeram. Mas aquilo que achei mais curioso nela foi a enorme proximidade do seu enredo com histórias sobre assassinos em série, tanto os ficcionais como os reais. Lê-se este conto e vêm inapelavelmente à mente cenas da série Mentes Criminosas, tornando muito claro qual a realidade que se revela por detrás da fantasia. Claro que existem nela aquelas coisas típicas das histórias populares, os grupos de três, os feitiços e os feiticeiros, tudo isso. Mas parece-me claro que o substrato é uma história de assassinato em série, provavelmente bem real, que a imaginação e crendice populares pintou de magia.

Neste conto, apesar de ele próprio ter interesse, o mais interessante é a sociologia que lhe subjaz.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.