segunda-feira, 20 de abril de 2020

Michael T. Cisco: Doença de Ledru

A Doença de Ledru (bibliografia) criada por Michael T. Cisco dá uma volta à ideia expressa poeticamente entre nós pela expressão "cantar até que a voz doa", se bem que neste caso não haja propriamente dor. Mas há sangue.

Cisco vai buscar uma figura conhecida do folclore nórdico, o bardo, e inventa uma estranha enfermidade que transforma os afetados em cantores particularmente dotados, criando novas câmaras de ressonância nas suas gargantas, ao mesmo tempo que as deixa sujeitas a hemorragias constantes.

E com isso só lhe falta criar mesmo uma história nas entrelinhas — não a história do descobrimento da doença, que essa existe, mas uma história em que esta funcione como fio condutor — para que este conto me agrade mesmo. Infelizmente para o meu gosto literário, Cisco fica-se pelo pseudofactual. É um pseudofactual interessante, mas é só um pseudofactual.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.