quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Michael Cisco: Doença do Arroz Claro

Mais uma história/doença com um título português que me parece decididamente pouco inspirado. É verdade que Doença do Arroz Claro (bibliografia) é uma tradução possível para o Clear Rice Sickness original, mas os grãos de arroz são brancos, bolas. Não há nada mais claro que o branco. E o arroz, na verdade não é claro, é translúcido.

E é precisamente essa a doença criada por Michael Cisco: uma estranha metamorfose mediada por um parasita que contamina o arroz e torna invisíveis as vítimas que ingerem arroz contaminado. O arroz translúcido a que o título se refere.

Há neste continho algum diálogo com O Homem Invisível do Wells, necessariamente escasso dada a pequena extensão do conto de Cisco, o que o situa em territórios bastante típicos da weird fiction — de resto, é esse o território de toda a antologia, mesmo que por vezes os contos fujam um pouco dele — um género híbrido com elementos de horror, fantasia/fantástico e FC. Nesta historinha há as três coisas, e ela até conta uma história, a da descoberta da doença, pelo que pertence ao grupo de contos que, entre os pseudofactuais, mais me agradam.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.