domingo, 6 de novembro de 2022

Irmãos Grimm: O Pastorinho

Quase todos os contos coligidos e/ou elaborados pelos Irmãos Grimm têm no fantástico (ou no maravilhoso, se quisermos ser pedantes na precisão das fronteiras de género) a sua imagem de marca. A magia é quase omnipresente, e mesmo quando não há magia declarada, há insólitos que dela muito se aproximam. Mas também há algumas exceções, e este O Pastorinho pertence ao grupo dos contos que me parecem inteiramente realistas.

É também bastante curto, uma página apenas, e consiste de um conjunto de três (claro!) respostas sábias que dá às perguntas filosóficas que um rei lhe faz. Elitistas acharão no mínimo improvável que respostas tão sábias saiam da boca de alguém tão humilde como um pastor, mas eu a esses aconselharia a ler António Aleixo antes de voltarmos a conversar sobre a sabedoria que é possível encontrar entre o povo.

Continuando a não ser nada de especial em termos literários, este conto tem interesse.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.