sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Irmãos Grimm: Os Doze Criados Preguiçosos

Mais preguiçosos, com a diferença de agora não serem príncipes, mas criados. Isso muda algumas coisas: este conto é significativamente menos subversivo que o anterior. Na verdade não é nada subversivo; se o outro reflete o ponto de vista do povo sobre os poderosos, este reflete o ponto de vista dos poderosos sobre o povo. É a visão inversa.

Mas fora isso, este Os Doze Criados Preguiçosos, que os Irmãos Grimm também parecem não ter alterado por aí além, é tão semelhante a Os Três Preguiçosos que facilmente pode ser considerado uma variante desse conto. Também se trata de uma faceciazinha, na qual os intervenientes competem uns com os outros para ver quem é dotado da preguiça mais prodigiosa e, como sempre, é o último que ganha. Nem a maior extensão deste conto, natural dado o maior número de preguiçosos, contribui muito para os separar; são basicamente a mesma coisa.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.