sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Irmãos Grimm: Os Três Preguiçosos

Era uma vez um rei que tinha três filhos e não sabia a qual havia de deixar o reino. Na hora da morte decidiu deixá-lo ao mais... preguiçoso? Espera, estou a ler bem?

OK, estou. Esta história dos Irmãos Grimm é uma faceciazinha, está visto, e não só o título de Os Três Preguiçosos não é dado em vão, como o "zinha" na facécia se aplica por inteiro, visto que o texto pouco passa da meia página (em compensação, as notas ocupam duas páginas de letra miudinha). E consiste basicamente dos três filhos a competir uns com os outros na reivindicação de preguiças. São todas prodigiosas. O que não deixa de ter o seu interesse sob um ponto de vista sociológico; tratar os poderosos como prodígios de preguiça não deixa de ser subversivo. Esse interesse o conto tem, portanto. Mas pouco mais.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.