terça-feira, 7 de julho de 2020

Michael Barry: Síndroma de Órgãos Balísticos

Há muitas ideias bizarras neste compêndio de historietas baseadas em doenças bizarras, mas poucas o serão mais que a que deu origem a este Síndroma de Órgãos Balísticos (bibliografia). O que Michael Barry aqui inventa é uma doença cujo principal sintoma é, sim, o disparo de órgãos pelo corpo, como se de munições de armas de fogo se tratassem. Parece que em casos menos graves, esses disparos causam "algum inconveniente" aos pacientes, mesmo que por vezes a força seja tanta que os órgãos saem disparados em velocidades supersónicas.

Uma ideia tão estapafúrdia é em si mesma interessante, mas o mais interessante nesta história é Barry ter procurado envolvê-la em roupagens científicas, próprias da medicina e também da ficção científica, com a explicação do processo metabólico que daria origem a tal bizarria infeciosa. E, ao mesmo tempo, enchê-la de humor, nomeadamente menorizando de forma sistemática as consequências que uma tal projeção de órgãos teria para as pobres vítimas. A consequência é este ser dos contos mais interessantes entre os que se contêm na pseudofactualidade mais estrita. E sim, é bastante divertido.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.