quarta-feira, 1 de julho de 2020

Lance Olsen: Síndroma de Deficiência Crono-Unificada

Mais um conto profundamente borgesiano, este Síndroma de Deficiência Crono-Unificada (bibliografia), que aliás faz uma referência direta a um conto de Borges que provavelmente o terá inspirado, e que é escrito em modo pseudofactual estrito. Os pacientes de Lance Olsen são assolados por memórias. Não memórias suas, mas memórias alheias, provenientes de pessoas vivas noutros momentos no tempo, geralmente passados mas também futuros. É uma ideia muitíssimo interessante que aqui é explorada de uma forma que não é a que mais me agrada, limitando-se Lance Olsen à descrição da doença por intermédio de alguns casos clínicos e pouco mais.

Este foi daqueles contos com uma ideia tão interessante mas uma execução tão insatisfatória, em parte pelas limitações do projeto em que se insere, é certo, mas em parte também pelas opções tomadas pelo autor, que me deixou a cabeça cheia de possíveis histórias baseadas na ideia. É inspirador? É. Mas também é algo frustrante. E eu já tenho histórias mais que suficientes na cabeça, muito obrigado.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.