terça-feira, 21 de julho de 2020

I. A. Ireland: Final Para um Conto Fantástico

E de repente, no meio de contos longos e noveletas, eis que surge um miniconto de sete linhas pouco densas. Julgo nunca ter lido nada de I. A. Ireland, mas este Final Para um Conto Fantástico (bibliografia) deixou-me bem impressionado. É daqueles mini e microcontos que conseguem deixar nas entrelinhas toda uma história, significativamente mais ampla do que a extrema brevidade do texto tem espaço para deixar explícito. Escrevê-los com eficácia é uma arte em si mesma, e Ireland, pelos vistos, sabia bem o que estava a fazer. Ainda por cima consegue que o final seja surpreendente.

E sim, ele funcionaria perfeitamente bem como um final para um conto fantástico. Um conto fantástico da variedade fantasmagórica, provavelmente. Bastante bom.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.