quinta-feira, 2 de julho de 2020

Steve Aylett: Síndroma de Download

Apesar de Steve Aylett ter decidido usar este seu espacinho numa antologia de doenças inventadas sobretudo para lançar uma diatribe contra uma certa subcultura de partilha vápida e inconsequente de tudo o que acontece ao partilhador, num exibicionismo permanente, e de a ideia de usar a ficção para diatribes geralmente não ser propriamente brilhante, tendendo a resultar em textos que se tornam previsíveis e insípidos assim que o leitor se apercebe de que o que está a ler é uma diatribe, a verdade é que o faz com uma certa piada, o que impede este Síndroma de Download (bibliografia) de ser um mau conto.

Certo, o conceito de "piada" é inerentemente subjetivo. Aquilo a que Fulano acha graça não passa para Beltrano do mais banal dos aborrecimentos. Mas há aqui também alguma piada literária, com um bom uso do modo oral da linguagem, que é ao mesmo tempo iconoclasta no contexto de um seco compêndio de enfermidades, por mais excêntricas que estas passam ser, e inteiramente adequado para a enfermidade específica que ajuda a descrever. De modo que este conto tem interesse, e é significativamente melhor que a generalidade das diatribes que de vez em quando aparecem por aí.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.