sexta-feira, 3 de julho de 2020

Andrew J. Wilson: Síndroma Amordnís

E cá temos mais uma das histórias que o são mesmo. Sob o estranho título de Síndroma Amordnís (bibliografia), que se torna menos estranho assim que se percebe que "amordnís" é "síndroma" escrito de trás para a frente, Andrew J. Wilson conta a história de um tal Nemo Omen (de novo, Omen é o inverso de Nemo), membro de uma expedição às ilhas Kerguelen, que teria entrado numa espiral absoluta de mimetismo.

É essa a essência da ideia: os afetados pela doença, contagiosa, transformam-se em autênticos espelhos daquilo que os rodeia (donde o espelhamento dos nomes), escolhendo um objeto animado ou inanimado e assumindo todas as suas características até se tornarem praticamente indistinguíveis do original, num mimetismo perfeito. Também esta é das tais ideias que deixam a cabeça cheia de maneiras de a explorar mais profundamente, mas o texto de Wilson não é frustrante, pois a história que conta está longe da descrição seca da doença e é interessante em si mesma.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.