segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Leiturtugas #115

Ora vivam e sejam bem-vindos a mais uma semana de Leiturtugas. Ainda pensei passar a semana em branco, que ninguém publicou nada relevante na última semana, mas como continuo em maré de revisão da matéria dada (i.e., à pesca de novos blogues que tenham falado sobre as obras de que os já conhecidos falaram desde o início do ano), resolvi publicar o post mesmo assim. Com um dia de atraso, mas cá está ele.

Começo pela Liliana Raquel e pela sua opinião sobre Segredo Mortal, o thriller de Bruno M. Franco, com elementos de FC, que já cá tinha aparecido na semana passada. Edição da Cultura.

Por seu lado, a Marisa Luna opinou sobre Felicidade, um romance de João Tordo que tem bastantes elementos fantásticos. Edição da Companhia das Letras.

Já a Fátima Costa escreveu sobre A Alegria de Ser Miserável, um romance de Rute Simões Ribeiro, publicado pela própria, sobre um jovem incapaz de sentir tristeza. Parece ser realismo mágico bastante assumido.

E porque isto não se faz só de blogues, descobri também que em abril a Cláudia Sérgio publicou na Activa uma opinião sobre Zalatune, o romance de FC de Nuno Gomes Garcia que a Presença publicou.

E graças à Rita Lima e ao que ela escreveu sobre Autobiografia, descobri que este romance que José Luís Peixoto fez publicar pela Quetzal também tem elementos fantásticos. Sempre desconfiei que eles deviam existir, sendo o tema saramaguiano em vários sentidos, mas só agora tive certeza.

E olhem, sabem que mais? Por hoje fico por aqui. Ainda havia mais algumas coisas a divulgar mas vão ficar para a semana. Até lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.