segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Irmãos Grimm: O Jovem Gigante

Os Irmãos Grimm não o referem na nota que, como é hábito, agregam a este conto e na qual enumeram as ligações que encontram entre ele e outras histórias, tanto as presentes nesta compilação como as que constam de outras, mas parece-me que há qualquer coisa de Hércules neste O Jovem Gigante.

Porquê?

Porque tudo gira em volta da força física do protagonista.

Mas o conto começa por fazer lembrar O Pequeno Polegar (ou O Polegarzinho): o protagonista é tão pequenino que não ultrapassa o tamanho de um polegar, mas tudo muda quando é levado por um gigante, que lhe dá de mamar. Sim, parece que os gigantes produzem leite. E leite extraordinário, que com ele o protagonista vai-se lentamente transformando também num gigante.

E depois parte pelo mundo, em busca de aventuras, a cometer feitos de força extraordinária e a sobreviver assim, sem nunca deixar de se vingar de todos os que o desfeiteiam. E ainda são alguns os insensatos o suficiente para fazer tal coisa.

Não é uma história particularmente interessante, a meu ver, até porque termina sem terminar, abandonando simplesmente o protagonista em viagem de um lugar para outro. Mas tem pelo menos o interesse de funcionar um pouco como história de super-heróis, no que de resto não está sozinha. Os criadores do género de super-heróis inspiraram-se assumidamente em histórias como esta e nas mitologias de vários povos, e é sempre curioso encontrar nestas histórias dos Grimm algumas das raízes de uma série de outras coisas.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.