terça-feira, 17 de agosto de 2021

Luís Filipe Silva: A Ascensão

Mais extenso que A Queda, atingindo o tamanho de novela, A Ascensão (bibliografia) é uma espécie de imagem no espelho da primeira noveleta, o que de resto já se entrevê nos títulos. Se Barreiros situa a sua ação no anel circunplanetário, Luís Filipe Silva situa a sua (pelo menos de início) na superfície da Terra, apresentando ao leitor os efeitos que a chegada dos alienígenas teve na vida quotidiana. Mr. Lux não deixa de aparecer, mas o protagonista aqui é outro. Uma personagem muito barreiriana, com perdão do neologismo mal enjorcado. Um professor que detesta a profissão, achando-a inútil pois os putos nunca aprendem. Pastor de seu nome. Pastor de estranhas ovelhas. E porque não?

Pois o bom do Pastor vê-se na posse de um dos objetos pertencentes ao Mr. Lux, por vias travessas e porque uma das naves do Anel foi derrubada anos antes e se despenhou no Altântico, aparentemente ao largo de Portugal, o que terá levado toda a fauna que sobrevive da recuperação e revenda de tecnologia alienígena a tratar de ir lá buscar tudo aquilo a que conseguisse deitar as mãos (ou tentáculos, ou tenazes, ou o que seja). Que nave? A nave da espécie de ETs que decidiu contratar o assalto ao Mr. Lux e foi punida por isso. E que objeto? Uma simples caixa. Mas uma caixa que vai causar ao Pastor um nunca acabar de problemas.

É que algumas das menos benévolas criaturas da Terra e arredores andam a tentar encontrá-la. Incluindo o Mr. Lux, claro, que todos aqueles anos depois ainda não desistira de tentar recuperar o que lhe pertence. E o Pastor é só um professor. Mas é um professor que teve um vislumbre da tecnologia avançada que a caixa contém, o que o alterou de formas que nem suspeita e lhe deu capacidades de que começa a suspeitar.

O resultado é outro texto movimentado e complexo, diferente do primeiro texto do livro mas muito semelhante a ele, com menos referencialismo que o primeiro mas sem deixar de o ter, e, de uma forma geral, igualmente bom.

Conto anterior deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.