segunda-feira, 9 de maio de 2022

Irmãos Grimm: O Alfaiatinho Esperto

Se chegados a este post forem assaltados por uma sensação de déjà vu, já andam por aqui há muito tempo e têm boa memória. E não estão sozinhos, que eu também achei que esta coisa de alfaiatinhos (e porquê o diminutivo? Ignoro) já tinha por aqui passado num contexto muito semelhante a este. E tinha, mas se aqui falamos d'O Alfaiatinho Esperto, no primeiro post, com data de há mais de cinco anos, falava-se de um alfaiatinho valente, apesar de ele ser, mais que valente, um chico esperto de primeira. E se esse conto foi dos construídos pelos Irmãos Grimm, este não parece ter sido, chegando a este livro, inclusive, com algumas marcas de história contada.

Além disso, pese embora a evidência da semelhança, os contos são diferentes. Neste, o alfaiate é mais apresentado como inteligente do que como intrujão, e se o desfecho da história é idêntico — o alfaiate casa com a princesa —, a verdade é que é desfecho partilhado com largas dezenas de outros contos em que alguém é forçado a mostrar de alguma forma o seu valor, tendo a mão da princesa como derradeiro prémio. São muito cobiçadas, as mãos das princesas do mundo das histórias populares.

Não o achei particularmente interessante, em parte por já ter visto tantas vezes a quase totalidade dos elementos que o constituem, mas há nestes livros contos piores.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.