quinta-feira, 5 de maio de 2022

Irmãos Grimm: O Príncipe e a Princesa

Este é dos tais contos que, se fosse lido isoladamente, sem estar englobado numa grande compilação onde já anteriormente surgiram vários contos com bastantes elementos em comum com ele, seria bem mais interessante do que aqui parece.

O Príncipe e a Princesa, sem surpresa, narra a história de um príncipe e de uma princesa. E, apesar de parecer não ter sofrido muitas alterações por parte dos Irmãos Grimm, narra-a bem, de forma desenvolvida (com 8 páginas muito densas, é um conto bastante longo para o que é hábito aqui) e bem concebida. Claro, não dispensa os truques habituais neste tipo de história, encontrados em tantas outras. Há nele o seu quê de lengalenga, episódios com muito de repetitivo, há a sempiterna mania de agrupar tudo em grupos de três. Mas há também uma história convoluta e cheia de peripécias, que parece estar a pedir que alguém a desenvolva num texto de fantasia mais elaborado.

A história é a de um príncipe que é capturado por um rei cruel que lhe promete a mão de uma filha caso consiga ultrapassar certas provas, e matá-lo se não conseguir. Com as dificuldades previsíveis, e muito auxiliado pela princesa, que não tem a crueldade dos pais, o príncipe consegue. Mas de nada lhe serve e os jovens acabam por fugir, o que os leva a ser perseguidos. Não vou contar o resto do enredo; ele é extenso e convoluto e isto basta para ficarem com uma ideia. As peripécias são muitas e o final feliz que, sendo o conto como é, nunca está realmente em dúvida, parece muitas vezes praticamente inalcançável. Mas ele lá aparece, com a punição dos vilões e a recompensa dos heróis. E com uma protagonista feminina que não desempenha o papel de patética marioneta de vontades alheias, como com demasiada frequência acontece nestas histórias, o que é mais um fator a torná-lo interessante.

Sim, a palavra certa é interessante. Este conto não é um clássico, não sofreu o tratamento Disney, não é dos que foram parar de forma perene ao imaginário popular de várias gerações, mas não deixa de ser das histórias mais interessantes destes livros.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.