Mais uma semana, mais Leiturtugas. Começa, como de resto tem sido hábito, com o Marco Lopes, o qual marcou um dia, a segunda-feira, para pôr online as suas opiniões integradas neste projeto. Mas esta semana até tem duas, começando com uma opinião genérica sobre mais uma antologia da Divergência, a Por Mundos Divergentes (sem menção a organizador), e seguindo com uma opinião sobre o conto Patriarca, de Ricardo Dias. Esta antologia é distópica, pelo que todos os contos são de FC ou relacionam-se com FC, e isso significa que o Marco passa a 9c0s.
A Maria lá acrescentou a etiqueta à sua opinião, pelo que o livro é mesmo para contar. Que livro? Um que para mim foi uma surpresa: uma coletânea de contos de Florbela Espanca, essa mesma, a poetisa, intitulado As Máscaras do Destino. Pelos vistos, inclui alguns contos de horror sobrenatural. Sem nada de FC, portanto, pelo que a Maria passa a 1c2s.
E por esta semana estamos conversados. Para a semana decerto haverá mais.
E estou com grandes duvidas se os contos de Camilo Castelo Branco, que li depois da Florbela, não têm uma componente que se enquadrava... Engraçado como num curto espaço de tempo descobri uma faceta de dois autores portugueses que desconhecia: houve quem tenha chegado a classificar Camilo como necrófilo à conta destes contos (e talvez outros)... (meu rico Camilo!).
ResponderEliminarEnquadra. O conto "O Esqueleto", aliás, foi incluído em duas das três edições da "Antologia do Conto Fantástico Português", organizada pelo Fernando Ribeiro de Mello, pelo que cai perfeitamente dentro do âmbito da coisa. O conto e, por extensão, o livro.
EliminarSe quiseres inclui-lo é só avisar.
Já o enquadrei neste projecto.
EliminarAgora comprei um livro a pensar especificamente neste projecto, o Terrarium! Foi um tiro um bocado no escuro, vamos ver se gosto
Ui! Boa sorte!
EliminarEsse livro é muito bom, mas eu não o aconselho a quem seja novo na FC: pode ser um valente choque.
Por outro lado, é a velha história: quem não arrisca, não petisca. :)
Ora que a compra já está feita, deixa lá ver o que sai dali! :)
EliminarE lá está, a ideia é sair fora da zona de conforto, no ano passado estreei-me em dois géneros, fantasia (género que nunca tinha lido, talvez por achar infantil, sei lá) e horror e foi boa descoberta, este ano já experimentei a bd/graphic novel e também estou a gostar. Portanto se é fc pura e dura venha ela que não tenho medo hahaha