terça-feira, 23 de abril de 2019

Lido: Crupe dos Doenceiros

E terminaram as releituras, mas no caso deste conto e do que se segue, isso só aconteceu porque o livro em que eles se inserem ainda está há mais tempo à espera na pilha de leituras futuras do que este número da Bang!

Escrito por Neil Gaiman (ou melhor, pelo Dr. Neil Gaiman), este Crupe dos Doenceiros (bibliografia) é um pseudofactual vagamente borgesiano cuja principal força está no brilhante uso da linguagem (muito bem vertido para português, já agora) que confere à história uma camada adicional e fundamental de significado. Gaiman descreve uma doença imaginária (o que de resto é a proposta do tal livro) que se pode resumir como uma forma peculiar de hipocondria com alguns sintomas adicionais.

Sou, como sabe quem costuma ler-me, mais sensível ao conteúdo do que à forma. Mas o topo da fruição literária dá-se, para mim, quando a forma serve o conteúdo de forma perfeita. Não quando o substitui, como tantas vezes acontece, mas quando o serve. E é precisamente o caso aqui. Este conto é excelente.

Contos anteriores desta publicação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.