segunda-feira, 29 de junho de 2020

Iain Rowan: Síndroma de Afogamento Invertido

Uma das formas mais eficazes que tenho encontrado nestes continhos para transmitir a ideia de história a sério, por contraponto aos pseudofactuais secos mais estritamente borgesianos, é a introdução neles, por parte dos autores, da personalidade dos médicos que as descrevem, quase sempre acompanhada por múltiplas subjetividades. E é precisamente isso o que Iain Rowan fez neste Síndroma de Afogamento Invertido (bibliografia).

O nome da doença, isto é, o título, explica a ideia. Costuma dizer-se, quando se está a suar muito, que se está a desfazer em água. Não está, claro: está-se apenas a suar. Mas aqui os infelizes atacados pela maleita desfazem-se em água de uma forma muito literal, sem que se saiba bem porquê. É uma boa ideia, mas Rowan dá-lhe um pouco mais de tempero entreabrindo um pouco a porta para a personalidade (bastante desagradável, diga-se) do homem que a descreve, as tricas e rivalidades com outros médicos, etc. O único senão de uma tal abordagem será o risco que se corre da personagem se tornar mais interessante do que a própria doença, mas Rowan consegue manter aqui esse risco sob controlo. E ser divertido.

Um bom continho.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.