domingo, 6 de setembro de 2020

Leiturtugas #70

Esta semana temos post longo, não porque tenha havido assim tantas Leiturtugas como tudo isso, mas porque estou a preparar o segundo sorteio. Mas comecemos pelo mais importante: as Leiturtugas propriamente ditas.

Começámos com mais um dos posts do Artur Coelho no qual ele menciona brevemente uma obra de BD, cuja opinião desenvolve mais noutro lado. Trata-se desta vez da revista Umbra, nº 2, uma edição já deste ano, da autoria de um grupo de seis autores: Filipe Abranches, Pedro Moura, Jorge Coelho, Bárbara Lopes, Fernando Relvas e Simon Roy.

Mais uma vez, no entanto, o Artur não se fica por aqui, e publicou também uma opinião sobre um livro de um género que raramente aparece nestas leituras tugas: o romance histórico, neste caso de aventuras. Trata-se de O Corsário dos Sete Mares, de Deana Barroqueiro, uma releitura da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto publicada em 2012 pela Casa das Letras. Uma opinião sobre um romance histórico e outra sobre BD são mais duas opiniões sem FC, e o Artur passa a 5c9s.

E quanto a Leiturtugas propriamente ditas, estamos conversados. Passemos ao sorteio.

O segundo sorteio vai acontecer entre o princípio e meados de outubro, com base no estado das coisas no fim de setembro. Não vou fazer agora o balanço que prometi fazer na semana passada porque me falta o tempo; quem quiser saber se vai adiantado ou atrasado só tem de saber que para estar em dia no fim de agosto teria de já ter feito 4 leituras com FC e 8 no total (2 e 4, respetivamente, se estiver nas Leiturtuguinhas). Eu, por exemplo, com 3c3s vou duas leituras atrasado e se não as fizer durante setembro, mais a leitura de setembro, terei a penalização respetiva. O balanço final será feito na primeira semana de outubro, antes da realização do sorteio.

Também decidi penalizar em 1/3 o vencedor do sorteio anterior para tornar menos provável que seja a mesma pessoa a ganhar duas vezes seguidas. Para já, o vencedor anterior, o Artur, compensa parcialmente a penalização sendo o único participante a estar em dia, mas em outubro veremos se será suficiente.

Quanto ao livro que será sorteado, já viram de certeza a fotografia. É o Disney no Céu Entre os Dumbos, uma novela razoavelmente rara do João Barreiros.

E agora, toca a ler e até à semana que vem. Provavelmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.