domingo, 13 de setembro de 2020

Richard Calder: Reminiscências

Richard Calder nas suas Reminiscências (bibliografia) afasta-se um pouco da atmosfera genérica que é mais ou menos comum aos autores que também escreveram pequenos contos em que os seus alter egos médicos recordam episódios passados na companhia de Thackery T. Lambshead. Para começar, escreveu um conto mais longo que os demais. E também escreveu um conto mais claramente literário que os demais.

Sim, que o tom genérico das histórias anteriores era sempre mais ou menos confessional, o tom daquela literatura que procura criar a ilusão de que são as próprias personagens que estão a descrever acontecimentos verdadeiros que lhes sucederam de facto. Calder, embora também tenha isso, usa uma prosa mais elaborada, aproximando mais claramente o conto de uma literatura que se preocupa com a forma do que da literatura-depoimento que está sobretudo preocupada com a verosimilhança do que é relatado. Terá sido em parte isso, imagino, o que levou os editores da antologia a agregar a esta história uma nota em que afirmam que apesar do que relata o "dr. Calder", sabe-se que Lambshead estava noutro local na altura em que ele situa a sua história, sugerindo muito claramente que se trata de um relato ficcional.

E que relato é esse? É um relato bastante erudito, baseado na lenda bíblica de Salomé, de uma espécie de fantasia algo lovecraftiana, com conexões cósmicas e portanto uns pozinhos de ficção científica, no qual encontramos Lambshead na região em que a Arábia se transforma em Palestina a investigar uma doença bizarra, como não podia deixar de ser. Mas esta doença bizarra parece ser menos doença que mutação, gerada pela radiação proveniente da explosão de supernovas, a qual transforma algumas mulheres em autênticas máquinas de dança sedutora e assassina.

E é um conto muito bom. Mais que provavelmente um dos melhores de todo o livro, ainda que eu tenha algumas dúvidas sobre a sua adequação ao projeto, visto que foge um pouco às premissas deste. Ou melhor: fugiria sem a intervenção dos editores e a sua nota providencial. Vai ser de pormenores destes que se vai fazer a opinião global a esta antologia. Mas isso só chegará num futuro ainda algo distante.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.