domingo, 13 de setembro de 2020

Irmãos Grimm: A Raposa e a Senhora Comadre

Estamos em maré de raposas, lobos, gente e fábulas, está visto, e aparentemente sempre sem grandes (ou nenhumas) alterações face ao material recolhido entre a população. Com menos de uma página, este A Raposa e a Senhora Comadre é a terceira fábula com a raposa astuciosa, o lobo mau mas estúpido e crédulo e os homens implacáveis que os Irmãos Grimm reuniram neste volume — e pelo menos a raposa ainda há de voltar a aparecer.

Esta historinha, no entanto, é bastante tosca. Resume-se praticamente a uma anedota em que a raposa engana a comadre (uma loba que a tinha convidado para madrinha dos filhos) não uma, mas duas vezes, levando-a a apanhar uma valente surra dos camponeses e ainda por cima a carregá-la para casa a cavalo. Uma canalhice, e das grandes, mas toda a gente gosta porque o lobo é mau, por definição. Muito fracote.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.