sábado, 5 de setembro de 2020

Irmãos Grimm: O Lobo e a Raposa

Bastante semelhante ao conto anterior, e mais uma das histórias que os Irmãos Grimm não parecem ter alterado significativamente face à versão popular recolhida, esta O Lobo e a Raposa é outra pequena fábula com lobos, raposas e homens.

Aqui, o lobo mau é ainda mais mau que o lobo mau da outra fábula (de resto, o lobo mau da outra fábula era sobretudo parvo). Mau ao ponto de escravizar a raposa, obrigando-a a arranjar-lhe o que comer. Mas esta, astuta como sempre, lá arranja forma de o pôr em conflito com os homens, os quais tratam de lhe dar o que merece. Três vezes, obviamente, ou não estivéssemos no reino das histórias populares.

Não é das fábulas mais memoráveis que poderão ler, e estes retratos populares dos lobos são sempre algo lamentáveis, mas lê-se.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.