domingo, 21 de março de 2021

O Manojas volta a falar de FC


O Bibliowiki tem uma dívida de gratidão para com o Manojas. Nos primórdios do site, a Cronologia do Fantástico, da Ficção Científica, e Géneros Afins, na Literatura Portuguesa, com que Manuel José Trindade Loureiro inaugurou o seu blogue, foi muito útil para ultrapassar lacunas, tapar buracos e indicar rumos de pesquisa no que à FC&F portuguesa dizia respeito, e como consequência o blogue é ainda, estes anos todos mais tarde, uma das fontes que o wiki destaca.

Trata-se, no entanto, de um blogue pessoal, com tudo o que isso implica, e o Sr. Manuel Loureiro (já é bastante idoso, ele) fala aí do que lhe dá na real gana, como é de norma em blogues pessoais, pelo que depois de publicar a Cronologia passou uma série de anos quase sem falar de ficção científica. Mas voltou a fazê-lo agora.

O tema, desta feita, é a ficção científica russa/soviética publicada em Portugal. Até agora estão publicados 5 posts, e talvez seja tudo o que ele tem para publicar. Ou talvez não, não percebi bem. Seja como for, o primeiro está aqui, e não quis deixar de fazer-lhe uma referência, até porque é relativamente raro aparecer por aí um conjunto de artigos sobre FC em lugares onde o tema não costuma aparecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.