sábado, 6 de março de 2021

Mário-Henrique Leiria: Conto do Natal para Crianças

Conto do Natal Para Crianças (sim, do natal; é o que foi escrito pela mão de Mário-Henrique Leiria, e não Conto de Natal, como aparece no índice) é um texto muito diferente dos anteriores. Na verdade não é propriamente um texto, pois o seu significado só se completa pela justaposição do texto propriamente dito, ingénuo, quase infantil, manuscrito em letra de primária, às imagens que o acompanham. Estas são quase sempre fotografias de guerra, de barbaridades, de criminosos. Quase todas. A historieta, brevíssima, é a de alguém que decide ir assistir a um espetáculo e sai desapontado; as imagens mostram concretamente de que espetáculo se trata. O espetáculo do mundo, com todo o seu longo cortejo de crueldade, canalhice e violência.

Mas não é um texto desesperado. A esperança fica reservada para o fim, com uma imagem completamente diferente das anteriores e a ideia explícita de que nem tudo está perdido. Talvez fruto de algum espírito natalício, talvez de uma noção genuína de que afinal de contas, por mais que por vezes não pareça, nem tudo é mau. Talvez. Uma coisa é certa: isto só por ironia será um texto para crianças. É um texto para adultos. E interessante.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.