sexta-feira, 16 de julho de 2021

Irmãos Grimm: A Raposa e os Gansos

Algumas destas histórias aqui reunidas pelos Irmãos Grimm são histórias no sentido pleno do termo, com enredos razoavelmente complexos e tudo. Outras, embora mais simples, também têm interesse enquanto peças de ficção. Já outras pouco passam de anedotas. Esta A Raposa e os Gansos é uma destas últimas.

Em pouco mais de meia página, esta fabulazinha apresenta uma raposa que, incaracteristicamente, é ultrapassada em astúcia. E logo por gansos, imagine-se. A moral da história parece ser qualquer coisa como "quando os tiveres à tua mercê acaba com eles, não te deixes distrair", o que não é propriamente uma moral agradável. Sim porque a raposa desta história mostrou alguma clemência e lixou-se.

Este é outro daqueles contos com mais interesse sociológico do que literário. Mas mesmo o interesse sociológico que tem não é grande.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.