terça-feira, 6 de julho de 2021

Irmãos Grimm: João Casa

Continuamos entre os contos mais fracos que os Irmãos Grimm coligiram e, talvez por eles serem tão fracos, não parecem ter alterado grandemente — ainda que aqui existam alterações — e encontramos mais um João, ou Hans no original alemão. João Casa é outro continho muito simples, tanto que chega quase a ser simplório, que, em apenas uma página, narra a história de um casamento enganoso.

Trata-se basicamente de uma comediazinha de costumes, na qual o bom do João, camponês pobre, tem um tio que decide que vai casá-lo com uma filha de gente endinheirada. E lá vai ele convencer o pai endinheirado da filha que o João é tipo cheio de guito. Com sucesso. E o conto é isto, basicamente.

No fim, os Grimm acrescentaram-lhe um parágrafo que nada tem a ver com a história, embora esteja relacionado com o tema, explicando que "este tipo de facécias usam-se amiúde no final dos contos sempre que se revelam adequadas". Seja. Mas também têm o efeito de diluir o final da história, tornando-o ainda menos eficaz. É interessante na vertente sociológica da tradição oral, mas literariamente? Nada.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.