quarta-feira, 14 de julho de 2021

Mia Couto: Carta Entreaberta do Corrupto Nacional

Uma das coisas mais constantes nestes textos do Mia Couto é a fina ironia que os atravessa e geralmente vem à superfície em pequenas e grandes subtilezas, inclusivamente de linguagem. Nesta Carta Entreaberta do Corrupto Nacional, porém, essa fina ironia desaparece por completo. Aqui, e ironia nada tem de fina: é aberta, descarada, ruidosa, quase transformada em sarcasmo.

Pois a Carta Aberta do Corrupto Nacional é... uma carta aberta. De um anónimo corrupto moçambicano. A queixar-se amargamente da incompetência das autoridades, que não o investigam. É que o homem olha para o estrangeiro e vê o mundo cheio de corruptos célebres porque foram investigados e denunciados, e também quer. Com a mesma filosofia daqueles que dizem que antes ser bêbado famoso do que alcoólico anónimo, acha que antes ser célebre do que ilustre corrupto desconhecido. Os outros, no estrangeiro, vivem a glamorosa vida dos corruptos famosos. Mas ele, nada. Ninguém lhe aponta o dedo, ninguém quer saber das suas manigâncias. É como se não existisse. Já imaginaram a depressão?

Pois Mia Couto imaginou. Claro que o sarcasmo é óbvio e intenso, e contribui para tornar a crónica muito divertida. Aprovado.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.