sexta-feira, 17 de junho de 2022

Irmãos Grimm: O Menino Teimoso

Onze linhas. É quanto baste para narrar este conto, no qual, mais uma vez, os Irmãos Grimm parecem ter tido pouco ou nenhum impacto, apresentando-o aqui tal e qual o terão recolhido. Sem surpresa, O Menino Teimoso é sobre um menino teimoso, que por causa dessa teimosia é deixado morrer por deus (não era supostamente um tipo porreiro, este tal deus?) e depois ainda teima que há de espetar o braço para fora da sepultura, forçando a mãe a ir lá dar-lhe uma surra para que o braço se recolhesse.

Há qualquer coisa de zombie neste continho, mas o tom não é de horror, apesar do tema macabro. Trata-se muito claramente de uma história cautelar contra os perigos da teimosia, na qual o cristianismo tem forte influência, ainda que o deus que aqui se encontra seja o deus cruel e impiedoso com qualquer um que se atreva a desafiá-lo, não o deus bonacheirão e bondoso da propaganda. Aparentemente, a "infinita misericórdia" desaparece ao deparar com crianças que decidam entregar-se à teimosia.

Este não é um bom conto. Muito longe disso.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.