É bastante interessante, este conto de Carlos Silva, apesar de não deixar de ter algumas falhas de pequena monta ("quando sentei-me ao computador"? Não seria antes "quando me sentei"?). E também apesar de nada parecer ter a ver com Halloween... ou seria melhor dizer "também porque"?
Tem a ver, isso sim, com um elemento de teoria literária. Chekhov's Gun é a arma de Chekhov, autor russo que formulou o princípio de que qualquer elemento que surja numa história deverá ser relevante, devendo-se remover todos os que forem irrelevantes. E Carlos Silva usa esse princípio de forma literal para desenvolver um breve conto de terror completo com final surpresa e tudo. Um conto de terror cuja violência à primeira vista totalmente gratuita faz pleno sentido no contexto da arma de Chekhov. Mais: só faria sentido nesse contexto.
É mais sofisticado do que parece, este continho. Sim. Gostei.
Contos anteriores deste livro:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.