quinta-feira, 23 de junho de 2022

José Bertaso Filho (ed.): Magazine de Ficção Científica, nº 7

A opinião que se segue é uma opinião incompleta. O motivo para isso é simples: este número 7 do Magazine de Ficção Científica contém, além das cinco histórias listadas abaixo, uma parte de uma novela serializada que só lerei quando encontrar o número em que está a outra parte. Tenho-o cá por casa, perdido algures nas pilhas de livros e revistas à espera de serem lidos, mas não sei bem onde e não vale grandemente a pena ir à procura — quando aparecer, aparecerá e lerei a novela completa. Para já, fica só a opinião sobre o resto.

Resto esse que inclui também um artigo muito ingénuo de Isaac Asimov, onde ele trata de forma quase puramente matemática a questão de quantos seres humanos a Terra poderia comportar. A especulação matemática tem o seu interesse, não digo que não, mas o problema não é questão de matemática... ou não é sobretudo questão de matemática.

Fora isso, este conjunto de cinco histórias é interessante. Uma delas é muito boa, outra é francamente interessante pelos paralelismos que nela se encontram com o momento pandémico por que passámos e das outras só uma é realmente banal, sendo as restantes boas histórias. Não boas o suficiente para ombrearem com a melhor do conjunto, mas boas.

Havendo uma história muito boa e várias boas, a leitura já vale a pena. Terei de esperar pelo que falta ler para formular uma opinião definitiva sobre a revista como um todo, mas o que li já é suficiente para dar por bem gasto o dinheiro e por bem empregue o tempo de leitura.

Eis o que achei de cada história desta revista:
Esta revista foi comprada. Num alfarrabista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.