quarta-feira, 15 de junho de 2022

José Viale Moutinho: Cenas da Vida de um Minotauro

Não sei se foi de propósito ou uma simples casualidade, não sei se é consequência do gosto literário de José Viale Moutinho (ou de quem por ele possa ter organizado estas histórias, caso não tenha sido ele) colidir com o meu, não sei se deriva de ele (ou a tal pessoa, sim) não concordar comigo quando digo que numa compilação de contos é importante começar e terminar em momentos altos, eventualmente com outro momento alto a meio, distribuindo as histórias menos impactantes pelos espaços intermédios, desde que a estrutura da publicação o permita, não sei muitas coisas. O que sei é que este Cenas da Vida de um Minotauro é um livro em que os melhores contos estão a meio e os piores no início e no fim.

Nenhum deles é mau, no entanto. São sobretudo desinteressantes, contos em que se vê e se pode apreciar a qualidade literária do autor, mas com temas sem grande interesse, tratados de forma também pouco estimulante.

Mas a meio há verdadeiras pepitas. Sobretudo «Negra Sombra, Negra Sombra!», um conto muito forte sob todos os aspetos. Só por esta história já vale a pena ler o livro, e mais vale quando se considera aquelas que a rodeiam, também histórias realmente boas.

Também é interessante para mim que eu tenha pegado neste livro curioso com o título e a possibilidade que ele abre de haver nas suas páginas qualquer coisa de fantástico. E de facto há, mas não na história que emprestou o título a todo o volume. Esta é a história de uma família "bem" de uma zona do interior, sem nada a ver com os minotauros propriamente ditos. Mas dois dos outros contos trazem consigo algum fantástico de uma vertente algo onírica, aquela espécie de fantástico em que a realidade se confunde com uma certa atmosfera de sonho. Ou de pesadelo. Um deles é dos melhores do livro, o outro nem tanto.

Feitas as contas, esta foi uma boa leitura. Um livro de contos sem contos maus e com contos bons é sempre uma boa leitura.

Eis o que achei de cada uma das histórias:
Este livro veio da biblioteca dos meus pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.