domingo, 3 de julho de 2022

Leiturtugas #159

Mais uma semana, e a malta continua a ler e a comentar o que lê, e parte dessas leituras são made in Portugal. Leiturtugas, portanto. Eis a lista do que encontrei por aí.

Não foi muito. Entre os participantes oficiais no projeto só o Artur Coelho publicou alguma coisa relevante. O Artur parece andar a investigar a obra do Reinaldo Ferreira, aka Repórter X, o autor pulp tuga por excelência (se bem que "excelência" seja uma palavra francamente excessiva neste contexto), e esta semana coube a vez a O Mistério da Rua Saraiva de Carvalho (não, não há cá Otelos), um mirabolante romance de espionagem que foi republicado em 2017 pela Pim! Não tem FC, pelo que o Artur passa a 2c10s.

Quanto aos oficiosos, chegaram-me três opiniões.

A «Toupeira» leu Francisco José Viegas, autor conhecido sobretudo por histórias policiais, mas encontrou no seu Regresso por um Rio "uma atmosfera de sonho, de fantástico, de lenda até [...] uma pitada de sobrenatural". Não sei em que edição ela leu o livro, que data originalmente de 1987. Uma coisa é certa: nada de FC.

Já o Artur leu o mais recente livro de José Carlos Barros, intitulado As Pessoas Invisíveis e publicado há um par de meses pela Leya. Também aqui não existe nenhum sinal de FC.

E por fim, a «Sabine» comenta outro livro sobre Saramago, onde poderá eventualmente haver alguma menção a FC e a coisas da FC mas onde julgo que a probabilidade de tal acontecer é baixíssima. Quase nula, mesmo. Intitula-se o livro A Espiritualidade Clandestina de José Saramago, consiste de um ensaio literário de Manuel Frias Martins, e foi publicado em março último pela Fundação José Saramago. Pelo que ficou dito acima vou contar como "sem FC".

E pronto, por esta semana estamos conversados. Venha a próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.