sexta-feira, 8 de julho de 2022

Vários: Halloween

Não sou grande fã do Halloween, para não dizer que não sou nada fã do halloween. Não encontro interesse nenhum na ideia de andar pelas ruas disfarçado de monstro, a tocar à porta de quem muitas vezes tem mais que fazer, a fim de tentar obter guloseimas. E se é certo que esta é a visão do Jorge adulto que muitas vezes está a tentar concentrar-se quando o vêm chatear com toques na porta ou telefonemas, recordando quem era o Jorge de 7 ou 8 anos e a relação que tinha com carnavais e coisas que tais, posso afirmar com bastante segurança que nunca encontrei interesse nenhum em tais festas.

Assim, não surpreenderá ninguém se disser que tendo a encontrar muito pouco interesse na arte que se faz com base no Halloween. Os numerosos filmes americanos que têm o Halloween como tema ou cenário tendem a encher-me de bocejos, e a literatura idem aspas.

Há exceções, naturalmente. Há sempre. Bradbury, por exemplo, era um homem que gostava do Halloween e fez alguns contos magníficos em volta do tema. E há outros por aí.

Assim, foi desconfiado mas expectante que peguei neste ebook. Expectante sobretudo para ver o que portugueses, que não têm a festa halloweenesca no âmago da sua cultura, ao contrário dos americanos, poderiam fazer com ela. Não tanto expectante no sentido de esperar grande qualidade, em parte, precisamente, por não haver uma relação íntima entre Portugal e os portugueses e o halloween. Esperava na melhor das hipóteses uns quantos contos interessantes mas algo artificiais, com alguma carência de genuinidade. Na melhor das hipóteses.

E foi mais ou menos o que encontrei nesta antologia.

Tanto mais que alguns dos contos só de raspão roçam o Halloween. Chekhov's Gun, por exemplo, que talvez seja o melhor conto aqui presente, pouco ou nada tem a ver com o tema, e não é a única história a afastar-se dele significativamente. As que não o fazem remetem quase sempre para o imaginário cinematográfico, misturando-o por vezes com histórias fantásticas mais próximas de nós. É o que faz A Menina que não Gostava de Doces, por exemplo, provavelmente a segunda melhor história e a que mais se aproxima do tipo de contos que Bradbury fazia.

Tudo somado, esta foi uma leitura razoável a atitar para o fraco, com um par de contos mais interessantes a contribuir para que o tempo gasto a fazê-la acabe por não ter sido mal empregue.

Eis o que achei de cada uma das histórias:
Este livro, como todos os publicados pela Fantasy & Co., pode ser obtido aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.