sábado, 16 de julho de 2022

Álamo Oliveira: Emanuel Félix (1936-2004) - A Evocação Possível

Em princípio, eu não falaria sobre este texto. A ideia aqui é escrever um pouco sobre a ficção que vou lendo, e um pouco sobre poesia, e tendo a deixar os artigos que encontro em revistas para menções rápidas na avaliação global da publicação que depois de ler tudo. Mas resolvi abrir aqui uma exceção. Porque este texto de Álamo Oliveira é um exemplo de como fazer bem este tipo de coisa.

Emanuel Félix (1936-2004) - A Evocação Possível é um elogio fúnebre a um poeta. Um elogio fúnebre escrito com simplicidade e conhecimento de causa, por alguém que está claramente ligado à academia mas não mostra qualquer espécie de vontade de se servir daquele tipo de linguagem academicista que tantas vezes se torna ridícula. Este é um texto claro, diria até mesmo cristalino, que faz um apanhado da obra do poeta falecido e explica por que motivo o autor a acha relevante.

Há exagero no elogio? Provavelmente. Os falecidos têm sempre mais qualidades na hora da morte. Mas o que fica é um texto que pode ser usado por qualquer pessoa para compreender quem foi o poeta e porque merece a evocação, sem pretensiosismos nem pedantismos.

Querem escrever textos destes? É assim que se faz.

Textos anteriores desta publicação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.