sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Manuel Machado: Reciprocidade Amável

É francamente divertido, este conto de página e meia de Manuel Machado. Intitula-se Reciprocidade Amável porque, de facto, o tema é as consequências da amabilidade. Ou melhor, da falta dela. O ambiente é militar, e tudo começa quando um soldado tropeça e se vai estatelar contra a porta do gabinete do capitão, levando este a reagir com absoluta amabilidade.

(Quem é essa besta quadrada de quatro patas arreios e cascos que está para aí aos coices na porta da cocheira?, diz ele sem vírgulas nem hesitações)

E por aí fora, até que o soldado desastrado finalmente riposta. O resultado não é bonito de se ver, como está bem de ver-se. Mas a amabilidade mútua é indesmentível. E eu ri, confesso. Ri da verve, ri da situação, ri da ironia. Não é muito frequente eu rir de coisas destinadas a fazer rir, pois muitas vezes o humor não encaixa no meu. Mas desta feita aconteceu.

Textos anteriores desta publicação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.