sexta-feira, 10 de maio de 2019

Lido: História da Esposa Condenada

Não voltarei a falar da técnica usada por Italo Calvino para construir os contos deste livro — não vale a pena ser repetitivo — mas a verdade é que sem ela não há muito a dizer sobre cada história. Digamos pouco, então.

Esta História da Esposa Condenada é um continho de três páginas concebido quase em jeito de lenda, com influências, que me parecem claras, das histórias populares. Conta como um soldado depara com uma donzela no bosque, a qual suplica que ele a ame porque em breve ficaria prisioneira de um esposo cruel e não voltaria a ter tal liberdade. O soldado não se faz rogado e tem uma surpresa quando percebe de quem a mulher estava noiva.

Fantasia com toques de horror, é uma história semelhante às anteriores, ou seja, vale mais pelo artifício literário usado por Calvino para a construir do que propriamente pela história em si.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.